quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Organize-se e ganhe tempo!



Muitas pessoas ainda não conhecem, mas uma nova proposta de serviço, já bem comum em outros estados, como Rio de Janeiro e São Paulo, vem ganhando espaço no mercado de Salvador. É o “home organizer”, que tem a proposta de planejar e organizar residências, escritórios, coleções, ou algum cantinho que esteja precisando de uma atenção especial no quesito arrumação. Na correria em que vivemos, fica cada vez mais difícil manter a organização. E acreditem, a falta dela acaba influenciando diretamente na nossa rotina e qualidade de vida.
Viver em ambientes organizados e harmônicos, sem dúvida, faz com que as atividades do dia-a-dia ganhem mais agilidade, praticidade e facilidade, além de transmitir uma sensação de leveza e bem-estar. Os profissionais que trabalham com estes serviços, chamados de “personal organizers”, defendem ainda os diversos benefícios da organização, como a economia de tempo e dinheiro, e maior durabilidade dos patrimônios.
 
A administradora catarinense, Flora Renevier, que vive em Salvador há alguns anos, decidiu conciliar suas atividades profissionais com as aptidões pessoais e presta este tipo de serviço. Para a personal organizer, a organização de ambientes, seja de uma empresas ou residências, traz soluções práticas e convenientes que otimizam a gestão do tempo. Apesar disso, ela relata que na capital baiana a demanda ainda é tímida, em função do mercado e da proposta serem novos. Os serviços mais requisitados são nas residências.
 
Eu, particularmente, já sou uma adepta da prática. Sempre que tenho um tempinho aproveito para abusar do meu lado organizado e deixar minhas coisas em ordem.
 
Com um profissional
 
É importante destacar que algumas etapas fazem parte do processo para que a execução do serviço seja eficiente, quando feito por um profissional. A primeira delas é uma entrevista e avaliação, através de uma visita informal no local, sem custos para o cliente. O objetivo é conhecer os hábitos e necessidades de quem vai contratar, além de analisar os espaços a serem organizados.

Depois é feito um diagnóstico e elaboração de uma proposta, onde são definidas as soluções que serão oferecidas, a forma e o tempo de execução, além das condições e valores. Após a realização do serviço, o profissional apresenta as mudanças efetuadas, para que o cliente aprove o trabalho executado e entenda como manter o ambiente organizado. Segundo Flora Renevier, os valores variam de acordo com a demanda, mas normalmente é cobrado por hora, diária ou pacote.
Dicas para você manter sua casa sempre organizada!
No quarto: Procure sempre colocar as coisas no seu devido lugar diariamente. Periodicamente faça uma seleção do que pode ser descartado ou doado.

No banheiro: Crie um espaço com itens pessoais de cada morador da casa e mantenha o ambiente limpo e organizado. Para deixa-lo perfumado, você pode utilizar essências ou aromatizantes.

Nas áreas de circulação: Deixe tudo organizado e com o mínimo de coisa possível para o ambiente ficar leve. Recolha os objetos extras e procure especificar o local de cada item.

Na cozinha: Coloque em locais estratégicos os utensílios que são mais usados, e crie um cronograma de atividades para a pessoa que faz a limpeza e organização da cozinha.

3 comentários:

Bell Pimentel disse...

Adorei as diquinhas. Eu sou super organizada e acho muito válido manter tudo sempre e ordem. :)

Beijocas, Roberta!

Bell Pimentel disse...

P.S. Acessei com o e-mail do meu blog e por isso apareceu o meu "nome de guerra".

Stephanie Suerdieck disse...

Menina, também sou super organizada e acho mega importante a gente se preocupar com esses detalhes. Adorei seu blog. Já estou seguindo e vou acompanhar! ;)

Beijão!