quinta-feira, 1 de novembro de 2007

Especial Barra – Cartão Postal de Salvador

Se a Bahia começou em Santa Cruz de Cabrália, Salvador começou na Barra. Foi lá, em 1501, que o navegador Américo Vespúcio descobriu a Baia de Todos os Santos. A posse das terras se oficializou com a colocação do marco da coroa portuguesa, onde hoje é o Forte de Santo Antônio, mais conhecido como Farol da Barra. Foi no Porto da Barra que desembarcou, em 1549, o primeiro governador geral do Brasil, Tomé de Souza, com a missão de construir a cidade de Salvador.

O porto da primeira capital do Brasil tornou-se um dos mais movimentados e era preciso auxiliar as embarcações que chegavam à Baia de Todos os Santos. Assim, 34 anos após o descobrimento do Brasil, foi instalado, na antiga ponta do padrão, o Forte de Santo Antônio da Barra, o primeiro farol de todo o continente americano. Só em 1937, que o Farol da Barra ganhou luz elétrica, consagrando o local como um dos ícones da capital baiana e despertando ainda mais a vocação turística do bairro. Sua reforma possibilitou a construção do Museu Náutico da Bahia e, mais recentemente, de um café.


O Museu Náutico da Bahia, instalado no interior do Farol, guarda histórias e lembranças de navios naufragados na costa baiana. O Museu mostra aos visitantes o acervo de instrumentos utilizados pelos navegantes hoje em dia, bem como réplicas dos modelos utilizados antigamente. Além disso, é um espaço de transmissão de conhecimentos sobre hidrografia, sinalização náutica e cartografia da Baia de Todos os Santos.

Primeira zona de ocupação da Bahia, conhecida também como ponta de Caramuru, a Barra é um bairro nobre. Conta com edificações históricas de grande importância, como o Farol da Barra, Forte de Santa Maria e Forte de São Diogo. Em 1942, foi erguido o primeiro edifício de grande porte no bairro: o Edifício Oceania, um marco na arquitetura contemporânea da cidade. Além de prédios modernos, a região é caracterizada pela movimentada zona comercial que inclui empreendimentos de porte como o Shopping Barra. É um bairro completo e agradável para se viver.


"A Barra tem tudo de interessante para se morar, a começar pelo seu cheiro de maresia, a sua magia e o conforto de se ter tudo á mão: de uma corretora para fazer negócios imobiliários, ao alfinete nos armarinhos, passando por um Shopping de categoria, restaurantes, igrejas, escolas, praias como as do Farol e do Porto da Barra, lojas de material de construção, edifícios de primeira linha, sem faltar a favela da rocinha encravada com o bairro chique do Morro Ipiranga. A Barra hoje é uma cidade á parte", afirma a colunista social, Julieta Isensée, a July, que vive na Barra desde que nasceu.

AS MAIS BELAS PRAIAS - Um dos mais lembrados cartões-postais de Salvador e um dos destinos preferidos dos turistas, a Barra tem belíssimas praias que atraem banhistas de todas as partes do mundo. A Praia da Barra se inicia no Farol e estende-se até o morro, onde está a imagem do Cristo Redentor. Região bem servida de hotéis, bares e restaurantes, é de lá que pode ser visto um pôr-do-sol de encher os olhos.

A Praia do Porto é uma das mais disputadas por turistas e moradores da cidade. Este ano, foi escolhida pelo site de turismo do jornal inglês The Guardian, como a terceira praia mais bela do mundo. Nesse pequeno trecho de pouco mais de 200 metros, delimitado por dois fortes coloniais, os banhistas desfrutam de uma enseada de águas clamas e de temperatura agradável.


"A beleza da Barra não está só na parte histórica, mas também em suas belas praias", afirma Julia Suerdieck, moradora do bairro há 50 e freqüentadora das praias da Barra no tempo em que estas eram o ponto de encontro das famílias tradicionais. O charme da Barra se exprime em lugares como o Yacht Clube, único clube social de Salvador que resiste até hoje, graças à sua localização estratégica e ao profissionalismo da sua administração.

REGIÃO É VALORIZADA - Em 1914, foi construída a Associação Atlética da Bahia, que se agregou á vida social e esportiva de Salvador. Este clube tradicional vinha passando por uma série de dificuldades financeiras desde a década de 80 e resolveu fazer uma parceria com a ARC Engenharia, Abyara e Agra. Parte do terreno do clube foi cedida à construção do Barraporto Condomínio Clube, em troca de ter sua estrutura completamente renovada, com a criação de espaços para compras, alimentação e entretenimento e uma infra-estrutura de destaque para a prática de esportes e lazer. "Este projeto imobiliário vai garantir a sobrevivência do clube", afirma Ademar Silveira Brito, presidente da Associação Atlética.

Agora, o endividamento da instituição está sobre a responsabilidade dos empreendedores. "Era muito triste constatar a decadência de um clube como a Associação Atlética. Por isso, o novo projeto imobiliário é uma conquista importante, não só pela revitalização deste espaço, mas por reforçar o status de área nobre que o bairro sempre teve", completa Ademar Brito.

O Barraporto Condomínio Clube é um novo conceito residencial que chega a Salvador. O empreendimento agrega em seus ambientes comuns inúmeras possibilidades de lazer para os moradores se sentirem em um verdadeiro clube. "Quem mora na Barra, por natureza, já é um ser sociável, gosta de conviver, de alegria e de lazer. Foi assim que montamos a estrutura do Barra Porto, com ambientes para todas as idades e sexos", afirma Virginia Tanajura, diretora comercial da ARC Engenharia. A novidade superou as expectativas de vendas, em apenas 21 dias atingiu a marca de 70% de suas unidades vendidas. O sucesso foi resultado de uma localização privilegiada, aliada ao conceito de Condomínio Clube e à solidez das empresas envolvidas.

Além de ser um dos mais importantes circuitos do carnaval de Salvador, a Barra é um dos metros quadrados mais valorizados da cidade. "Um empreendimento na Barra, por si só, já é um sucesso. A Barra tem história, tem emoção, tem praia, tem grupos de amigos, tem lazer, tem comércio, enfim, é perto de tudo", conclui Virginia Tanajura sobre os aspectos que fazem dali um lugar interessante para se morar. Segundo o diretor técnico da Ademi-Ba, Luciano Muricy, os empreendimentos no bairro têm contabilizado sucesso nas vendas.

Nenhum comentário: