quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Organize-se e ganhe tempo!



Muitas pessoas ainda não conhecem, mas uma nova proposta de serviço, já bem comum em outros estados, como Rio de Janeiro e São Paulo, vem ganhando espaço no mercado de Salvador. É o “home organizer”, que tem a proposta de planejar e organizar residências, escritórios, coleções, ou algum cantinho que esteja precisando de uma atenção especial no quesito arrumação. Na correria em que vivemos, fica cada vez mais difícil manter a organização. E acreditem, a falta dela acaba influenciando diretamente na nossa rotina e qualidade de vida.
Viver em ambientes organizados e harmônicos, sem dúvida, faz com que as atividades do dia-a-dia ganhem mais agilidade, praticidade e facilidade, além de transmitir uma sensação de leveza e bem-estar. Os profissionais que trabalham com estes serviços, chamados de “personal organizers”, defendem ainda os diversos benefícios da organização, como a economia de tempo e dinheiro, e maior durabilidade dos patrimônios.
 
A administradora catarinense, Flora Renevier, que vive em Salvador há alguns anos, decidiu conciliar suas atividades profissionais com as aptidões pessoais e presta este tipo de serviço. Para a personal organizer, a organização de ambientes, seja de uma empresas ou residências, traz soluções práticas e convenientes que otimizam a gestão do tempo. Apesar disso, ela relata que na capital baiana a demanda ainda é tímida, em função do mercado e da proposta serem novos. Os serviços mais requisitados são nas residências.
 
Eu, particularmente, já sou uma adepta da prática. Sempre que tenho um tempinho aproveito para abusar do meu lado organizado e deixar minhas coisas em ordem.
 
Com um profissional
 
É importante destacar que algumas etapas fazem parte do processo para que a execução do serviço seja eficiente, quando feito por um profissional. A primeira delas é uma entrevista e avaliação, através de uma visita informal no local, sem custos para o cliente. O objetivo é conhecer os hábitos e necessidades de quem vai contratar, além de analisar os espaços a serem organizados.

Depois é feito um diagnóstico e elaboração de uma proposta, onde são definidas as soluções que serão oferecidas, a forma e o tempo de execução, além das condições e valores. Após a realização do serviço, o profissional apresenta as mudanças efetuadas, para que o cliente aprove o trabalho executado e entenda como manter o ambiente organizado. Segundo Flora Renevier, os valores variam de acordo com a demanda, mas normalmente é cobrado por hora, diária ou pacote.
Dicas para você manter sua casa sempre organizada!
No quarto: Procure sempre colocar as coisas no seu devido lugar diariamente. Periodicamente faça uma seleção do que pode ser descartado ou doado.

No banheiro: Crie um espaço com itens pessoais de cada morador da casa e mantenha o ambiente limpo e organizado. Para deixa-lo perfumado, você pode utilizar essências ou aromatizantes.

Nas áreas de circulação: Deixe tudo organizado e com o mínimo de coisa possível para o ambiente ficar leve. Recolha os objetos extras e procure especificar o local de cada item.

Na cozinha: Coloque em locais estratégicos os utensílios que são mais usados, e crie um cronograma de atividades para a pessoa que faz a limpeza e organização da cozinha.

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Campanha!

Gente, vi essa campanha no Facebook e digo: sou totalmente a favor - afinal, sou a mais nova adepta da bike como atividade física. Se você também acha que precisamos de uma cidade com ciclovias e ciclofaixas, COMPARTILHE essa ideia!


terça-feira, 14 de agosto de 2012

Arrume sua mesa como “manda” a etiqueta!

Que tal começarmos com dicas para receber bem em casa?! Nada como saber se preparar para abrir as portas para amigos e familiares, seja qual for a situação.


Quando se decide receber em casa, antes de partir para os preparativos da mesa, o primeiro passo é definir que tipo de almoço ou jantar será servido. Depois é chegada a hora de escolher os pratos, talheres, copos e demais artigos adequados. Seja uma ocasião formal, casual ou chique, mas sem necessidade de formalidades em excesso, o importante é fazer tudo com muito charme e bom gosto para que seus convidados se sintam à vontade.

O chef de cozinha Lello Carvalho explica que o primeiro passo é a escolha do cardápio e das bebidas, sempre levando em consideração o gosto dos convidados, já que isso implicará diretamente na organização da mesa e dos serviços. Para eventos menores e pequenas reuniões feitos em casa, o ideal é definir o cardápio com pelo menos uma semana de antecedência para que haja tempo de planejar todos os detalhes. “Normalmente é indicado servir duas opções de carne, sendo branca ou vermelha. Para beber, pode-se oferecer um pro-seco ou algum tipo de vinho, branco ou tinto, Whisky, a depender da ocasião, e água, sempre. Sendo um evento mais informal, a cerveja pode ser servida”. 

Para completar os passos iniciais, defina a quantidade de pessoas. Segundo Lello Carvalho, com mais de dez convidados é indicado colocar um garçom para servir. Depois de tudo planejado, comece a organizar os detalhes da arrumação para o dia. Independentemente do evento, a dica é apostar no diferencial e na criatividade na hora de montar a mesa. “Existem as regras básicas que devem ser seguidas como forma de direcionamento, principalmente nas ocasiões mais formais, mas se quer impressionar monte uma mesa bonita, com um arranjo legal e acessórios diferenciados”.

Nos eventos informais pode-se fugir do convencional e começar brincando com os arranjos, que permitem ser montados de diversas formas. Seja com flores de tipos variados, frutas, como maçãs verdes ou vermelhas, ou com pimentas arrumadas em um vaso de vidro bonito, eles irão dar um charme especial à mesa. Os arranjos podem ser feitos também com ervas frescas, como alecrim e manjericão, colocados em pequenos vasinhos de vidro. 

Os guardanapos de tecido, geralmente utilizados nas ocasiões mais formais, também se tornaram um instrumento para incrementar a produção. Podem ser enrolados na palha, com um lacinho de fita, com argolas, decorado com flores ou até mesmo sem nada e com uma dobra bonita. “Sem deixar de lado o requinte, tente simplificar as coisas ao máximo, para que seus convidados se sintam a vontade e não fiquem travados na situação”, completa o chef.

TIPOS DE SERVIÇOS

Mas, a arrumação da mesa varia de acordo com o tipo de serviço a ser utilizado. Quando o evento for servido à francesa, os pratos ou sousplats são colocados vazios na mesa, onde as opções de comida devem ser apresentadas ao convidado pelo lado esquerdo e servidas pelo lado direito. Neste caso, os convidados podem se servir e a mesa deve estar posta com todos os pratos, talheres, taças e guardanapos. A depender da ocasião e dos convidados, os lugares devem ser identifi cados com os nomes.

O serviço à inglesa direto, apesar de muito parecido com o à francesa, tem seus diferenciais, principalmente quando falamos em agilidade. Nele, o prato é colocado vazio para o convidado. As opções de comida são apresentadas e, obrigatoriamente, o garçom é quem serve. Já no serviço à inglesa indireto, o prato é montado, também pelo garçom, em uma mesinha de apoio. Pelo lado direito, ele tira o prato vazio e pelo mesmo lado serve.

Mais utilizado por sua praticidade e indicado para as ocasiões mais informais, o serviço americano é conhecido pelo buffet, onde são colocados richôs com as comidas e os convidados vão até a mesa se servir. Os pratos, talheres e guardanapos devem ser arrumados em uma mesa de serviço que funciona como apoio. As bebidas são servidas pelo garçom ou pelo anfi trião da casa, caso seja um evento para poucos convidados. As mesas podem ser arrumadas com toalha e arranjo.

Para completar a gama de opções, o serviço franco-americano é outro que também permite agilidade. Nele, a entrada, bebidas e sobremesas são servidas na mesa. Os pratos da entrada já vêm montados da cozinha. A mesa deve ser arrumada com os talheres da entrada e da sobremesa, além dos copos. O prato principal também é servido no buffet, como o serviço americano, mas com a diferença de que, neste, terá uma pessoa para servir a comida.

PASSO-A-PASSO


Preparativos iniciais: Comece pela escolha da toalha. Se a ocasião é mais formal, renda ou linho são as melhores opções.

Pratos: Os pratos, preferencialmente de porcelana, devem ser empilhados por ordem de uso. O prato principal fica em cima do sousplat ou jogo americano e o da entrada sobre ele. O prato de sobremesa não é colocado, porque ela será servida depois. O pratinho menor para o pão deve ficar à frente, do lado esquerdo do prato principal e, sobre ele, uma faca de sobremesa.

Talheres: Seguindo a ordem do cardápio, os talheres devem ser arrumados de fora para dentro. As colheres e as facas fi cam sempre à direita, esta última com o corte voltado para o prato. Os garfos sempre à esquerda. Já os talheres de sobremesa devem ser colocados acima do prato ou sousplat. A colher deve ficar com o cabo virado para a direita e o garfo, que vem logo abaixo, virado para a esquerda.

Copos/taças: Os copos devem ser arrumados de dentro para fora, na seguinte ordem: água, vinho tinto, vinho branco e champanhe. Caso seja servido apenas um tipo de vinho, coloque somente uma taça. O de água não pode faltar, independentemente da ocasião.

Guardanapos: Os guardanapos de tecido são indispensáveis, podendo ser arrumados e enfeitados de diversas maneiras, e colocados ao lado do garfo ou no centro do prato ou sousplat.

Preparativos finais: Para decorar a mesa, a pedida é um arranjo bem feito. Nos eventos muito formais utilize flores. Se for uma ocasião um pouco mais descontraída, abuse da criatividade. Faça algo com ervas, pimentas variadas ou frutas. O arranjo deve ficar numa altura abaixo do nível dos olhos para que os convidados possam interagir. As velas devem ser colocadas em castiçais.

E aí, gostaram das dicas? Até a próxima!